Internet

Magu Cartabranca foi agraciado com o FAC/DF para elaborar um vídeo com personalidades, cuja vida pode servir como exemplo para os alunos da Rede Pública do Distrito Federal. Em entrevista com a escritora Clotilde Chaparro tem uma trajetória literária impressionante! Com cinco livros publicados, incluindo edições traduzidas para outros idiomas, suas obras estão disponíveis em formatos físicos e digitais. Ela já marcou presença em diversas feiras internacionais e participou de prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, comemora-se o lançamento da 7ª edição de Duzinda e da 2ª edição de Machado de Assis: Uma Ficção . Além disso, está imerso em um novo projeto sobre a história da Imperatriz Maria Leopoldina.

Escritora Clotilde Chaparro em Live do Encontro Intermusical das Regiões do Brasil, da Academia de Letras e Músicas do Brasil, em novembro, 2022.

Live na Academia Internacional de Cultura no dia 11 de maio de 2021, as 18h, com a escritora Clotilde Chaparro.

beatriz schwab

Para mim, ela, Clotilde Chaparro, sempre foi uma personalidade de Brasília. Fui na sua homenagem 4a feira e também quando recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília e fiquei feliz demais em compartilhar de sua mesa com sua família e amigos. Clotilde você é meu exemplo de competência ética e carinho. Hoje no dia do aniversário de Brasília rendo a minha homenagem a você. Obrigada por tudo. Sua amizade me honra e me faz acreditar sempre em pessoas do bem. Brasília, 21 de abril de 2017.

cef 13

A Regional de Ensino de Ceilândia da Fundação Educacional do Distrito Federal entregou no Centro de Ensino Fundamental n. 13 de Ceilândia aos alunos os livros Duzinda e Pesadelos e sonhos da escritora Clotilde Chaparro para análise literária, e no dia 11 de maio de 2017 a escritora Clotilde Chaparro, junto com a Editora Pergunta Fixar, fez, sobre sua obra literária, palestra coordenada pela diretora Viviane Mourão Vieira e o vice-diretor Sérgio Severino. Houve assistência de público grande, na maioria jovens e adolescentes, que entusiasmados tiveram participação e contribuíram com perguntas dentro do contexto.

Mulher Brasileira-30-03-2017

Durante a Semana da Mulher Brasileira, na Casa da Mulher Brasileira do GDF, foi instituído no dia 30 de março de 2017 como dia de Contos de Fatos e Mulheres que influenciaram a Luta pelos Direitos Femininos, onde a escritora Clotilde Chaparro fez uma palestra sobre a Violência moral e psicológica contra a mulher, com a presença da Subsecretária do GDF de Políticas para as Mulheres Dra. Lúcia Bessa, tendo como público mulheres que sofreram violência, tendo tido público e receptividade muito grande. A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SUBPM) receberá, no próximo dia 30, às 15 horas, na Casa da Mulher Brasileira (CMB), a escritora Clotilde Chaparro, a qual ministrará a palestra Violência moral e psicológica contra a mulher, encerrando o calendário deste mês da instituição intitulado Março de Todas as Mulheres. Após a palestra, a autora vai doar e autografar exemplares de seu livro Duzinda – reflexão sobre violência moral e psicológica às mulheres em superação de risco e atendidas pelos equipamentos da rede de enfrentamento. A escritora Clotilde Chaparro, cidadã honorária de Brasília, é natural da cidade de São Paulo, do bairro do Tatuapé. É formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Seguiu a carreira pública de auditora fiscal do Ministério do Trabalho. Hoje, aposentada, dedica-se especialmente à literatura, sendo convidada para eventos literários nacionais e internacionais, dentro os quais as feiras do livro de Bueno Aires, Miami, Nova Iorque e Guadalajara. Seu romance “Duzinda” já vendeu mais de 30 mil exemplares e foi considerada mérito cultural pela Secretaria de Cultura do DF, por meio do Conselho Cultural do GDF.”Jornalista Maria Felix Fontele

Beatriz Aniv BSB 21 abr 17

“Para mim, ela, Clotilde Chaparro, sempre foi uma personalidade de Brasília. Fui na sua homenagem 4a feira e também quando recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília e fiquei feliz demais em compartilhar de sua mesa com sua família e amigos. Clotilde você é meu exemplo de competência ética e carinho. Hoje no dia do aniversário de Brasília rendo a minha homenagem a você. Obrigada por tudo. Sua amizade me honra e me faz acreditar sempre em pessoas do bem.” – Beatriz Suzanne Schwab, Presidente das Mulheres de Sucesso, Presidente do Instituto Chamaeleon, em Brasília, 21 de abril de 2017.

trofeu Minc 7 abr 16

Troféu do Ministério da Cultura para a escritora Clotilde Chaparro por reconhecimento literário, em 7 de abril de 2016, entregue em solenidade da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Biografia da escritora Clotilde Chaparro feita por sua filha Cíntia Chaparro Rocha de Carvalho na solenidade de outorga do título de Cidadã Honorária de Brasília, conferida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal no dia 19 de agosto de 2016.

trofeu Pergunta Fixar abr 17

Troféu da Editora Pergunta Fixar para a escritora Clotilde Chaparro em 7 de abril de 2017, em solenidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

colombia-entrevista-documentario-do-diretor-da-record-del-rangel-18-out-16Colômbia Micsur 2016 – Clotilde Chaparro em entrevista a documentário feito pelo diretor da TV Record Del Rangel no dia 19 de outubro de 2016.

colombia-clo-no-micsur-17-out-16

Colômbia: escritora Clotilde Chaparro, após ter sido selecionada nacionalmente pelo Ministério da Cultura/Apex, esteve no MicSur 2016, em Bogotá, em 17 de outubro de 2016.

colombia-micsur-2016-stand-brasil

Colômbia: escritora Clotilde Chaparro no stand MicSur 2016, em Bogotá, de 17 a 20 de outubro de 2016.

colombia-inst-de-cultura-brasil-colombia-inauguracao-18-out-16Colômbia: escritora Clotilde Chaparro na inauguração do Instituto de Cultura Brasil Colômbia (IBRACO) pelo Ministro da Cultura em Bogotá, em 18 de outubro de 2016.

varjao-m-ariston-4-set-16

Dia 4 de setembro de 2016, às 15 h, Biblioteca de Maria Ariston, no Varjão, onde são distribuídos livros para a população. A escritora Clotilde Chaparro fez doação de livros e de orquídeas, para serem plantadas nas frondosas mangueiras. Na foto com a escritora Maria de Ariston e seu marido capitão Valdelino, Clotilde, jornalista Maria Félix Fontele e escritor Gustavo Dourado.

A imagem pode conter: 4 pessoasFestival de Cinema de Brasília, Cine Brasilia, hoje às 16h, a escritora Clotilde Chaparro com o cineasta Vladmir Carvalho e sua esposa Lucilia Garcez. Foto da cinegrafista Alice de Andrade.

vestindo-cultura-ellen-christina-c-modelo-personagem-duzinda

Estilista Ellen Christina Moreira criou o modelo Duzinda,publicado pela editora Pergunta Fixar baseando-se na personagem do livro de Clotilde Chaparro. Também criou modelos dos outros personagens. Isso foi mostrado no evento Vestindo cultura promovido por Beatriz Swabb e Andrey do Amaral no dia 26 de agosto no IESB, Brasília

Facebook: Lupa 18 de março às 10:03:

Clotilde Chaparro

Thais Antonio jornalista report s^ clô

Advogada aposentada, 69 anos. Trabalhou no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e no Ministério do Trabalho, já em Brasília. Recebeu prêmios ainda criança e também pelos livros Duzinda (2002) e Ministério do Absurdo (2006). Em 2010 lançou Pesadelos e Sonhos e prepara um livro inédito para este ano.

“Quando jovem eu morava a duas quadras da Biblioteca Municipal de Tatuapé (SP). Virei frequentadora fiel, tinha aquela coisa de adolescente exagerada. Lia um livro por dia. Aos 11, ganhei o primeiro prêmio ao escrever um conto. Aos 17, de novo. Cheguei a ser colunista de um jornal local, cuidava da ‘Página da Mulher’ onde falava sobre biografias importantes e diversos assuntos da atualidade que tivessem a ver com o universo feminino. Punha até uma receitinha vez ou outra, mesmo não sendo de cozinhar.

Depois me tornei advogada, mãe, esposa e avó, e a escrita acabou ficando de lado. Aos 56 anos, eu escrevi meu primeiro romance, Duzinda. A protagonista foi inspirada em uma mulher de quem ouvia falar lá em Tatuapé. Era uma mulher sofrida, abusada pelo marido e pela família dele. Acredito que as experiências da vida embasam a ficção.

“Eu não me sentia, aos 11 anos, escritora. Nem aos 17. Mesmo quando eu escrevia para o jornal. Mesmo quando eu escrevi o Duzinda eu me sentia amadora. Aos poucos é que as pessoas foram dizendo, ‘olha a escritora’ e aí eu fui me sentindo escritora. Hoje, apesar de amadora, eu me sinto uma escritora. Para mim uma das coisas melhores que existem na vida é escrever. Sempre gostei. Quando era menina, quando era adolescente e agora. Já estou aposentada e ganhar dinheiro com meus livros não é o mais importante. Faço 70 anos em junho. Na minha idade, tudo que vier é lucro.”
Clotilde Chaparro em: http://bit.ly/parro

Editora Pergunta Fixar: A escritora Clotilde Chaparro, premiada internacionalmente, fará uma apresentação no Cineclube Transversalidades neste sábado, dia 16 de julho de 2016, às 10h na Associação São Francisco de Assis, na cidade Estrutural falando sobre violência contra a mulher e comentando o curta-metragem ‘Abraço de Maré’, de direção de Victor Ciriaco.

Tanto o filme quanto o livro Duzinda receberão menção gloriosa por sua atuação em causas sociais da Pergunta FIXAR.

O evento tem entrada franca e acontece na Quadra 02, conj. D, lote 45, Cidade Estrutural.

Moção p clô do dep Raimundo Ribeiro dia 27 mai 16

Moção da Câmara Legislativa do DF concedida pelo deputado Raimundo Ribeiro à escritora Clotilde Chaparro, por suas conquistas e méritos literários no dia 27 de maio de 2016, no Plenário da CLDF.

Mônica clô recebendo troféu de Katia Kouzak ICB

Escritora Clotilde Chaparro recebendo Troféu Mulher Destaque 2016, homenagem especial, do Instituto de Cultura Brasileira

Facebook 8 de abril de 2016, às 21:01:

CasaPark Dia 5 de abril de 2015: Clotilde Chaparro no lançamento do DVD do iluminado Padre Fábio de Melo, numa alegria inesquecível.

Fabio de Melo

Dinorá Couto, clo e Gamy Simas Feira do Livro do VarjãoEscritoras Dinorá Douto, Clotilde Chaparro e Gacy Simas na Feira do Livro do Varjão, DF em 19 abr 2016

Cultura no Ônibus doaçãoEscritora Clotilde Chaparro fazendo doação de alguns exemplares de seu livro “Duzinda” ao projeto “Cultura no Ônibus” em 19 abr 2016

Mala do Livro doaçãoEscritora Clotilde Chaparro doando vários livros “Duzinda” para o projeto “Mala do Livro” em 19 abr 2016